VOLTAR

Survival International/Itália doa recursos ao programa de educação dos Yanomami

CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boletim 43-Boa Vista-RR
24 de Set de 2003

A Associação Survival International/Itália fez uma doação de 5 mil euros ao Programa de Educação Intercultural (PEI), desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami, cumprindo o compromisso assumido pelos funcionários da Assessoria de Cultura e de Cooperação Internacional da Província de Padova. Essa doação é um dos resultados da viagem de Davi Kopenawa, Dário Vitório Yanomami e Joseca Mokahesi Porounahikïthëri, organizada pela Survival International/Itália e a CCPY em maio deste ano (ver Boletim no 40).
Os Yanomami, acompanhados de Fiona Watson (Survival International/Inglaterra, Francesca Casella (Survival International/Itália) e Carlos Zacquini (do Conselho Diretor da CCPY), tiveram na Itália uma série de encontros com representantes da imprensa e diversos agentes políticos e administrativos locais. Em todas as ocasiões, eles apresentaram os avanços do PEI, implantado em 34 aldeias da Terra Indígena Yanomami pela CCPY.
Em Padova, os funcionários da Assessoria de Cultura e de Cooperação Internacional não somente se comprometeram a fazer uma doação ao PEI, como também a divulgar o projeto em todas as prefeituras da província (118 no total), sugerindo que cada uma delas também colaborasse financeiramente com o PEI.
Da Província de Padova, os Yanomami seguiram para Milão onde apresentaram o programa de educação a representantes do governo da Prefeitura de Milão, da Província de Milão e da Região da Lombardia. A partir desses contatos, abriram-se perspectivas de apoio também dessas instituições às ações do PEI. As palestras dos Yanomami tiveram uma boa repercussão na mídia local, o que, sem dúvida, contribuirá para incentivar as instituições locais a apoiar os projetos que beneficiam os Yanomami.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.