VOLTAR

Surge no Acre Organização dos professores indígenas do Acre (Opiac)

Página 20 - Rio Branco - AC
Autor: Josafá Batista
23 de Fev de 2001

Com objetivo de traçar os próprios parâmetros educacionais, levando em consideração os aspectos culturais das aldeias, 150 professores indígenas estiveram reunidos ontem, no Centro de Treinamento Indígena, localizado no quilômetro 12 da estrada Transacreana. Para viabilizar a operação, os mestres criaram a Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac).
Os participantes da reunião deliberaram que Opiac será a responsável pelo estabelecimento de políticas voltadas à educação escolar praticada nas aldeias indígenas de todos os povos do Acre. É a primeira vez que membros de várias etnias indígenas, provenientes de vários municípios do Estado, se reúnem para, sozinhos, criarem uma entidade.
O objetivo da Opiac é desenvolver, melhorar um processo educacional que já ocorre nas aldeias indígenas. Isso não significa que vamos nos fechar totalmente para convênios ou parcerias com o poder público de outras raças, pelo contrário. O que queremos é apenas criar uma entidade que, ao mesmo tempo que desenvolva a educação escolar nas aldeias indígenas, também preserve as culturas indígenas que marcam nossas tradições, afirmou Matilde Souza, uma das coordenadoras do evento.
Paralelamente à criação da Opiac, os professores com melhor graduação realizaram um curso intensivo com os restantes. A intenção é ampliar o número de séries lecionadas aos estudantes indígenas. Atualmente a maioria das escolas em reservas indígenas suporta apenas até a 4ª série do Ensino Fundamental. Com o treinamento, os líderes da Opiac pretendem estender o currículo até o Ensino Médio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.