VOLTAR

Supercomputador reforça análise de mudança climática

OESP, Vida, p. A17
15 de Jul de 2008

Supercomputador reforça análise de mudança climática

Herton Escobar

O Brasil deve se tornar um dos cinco ou seis países com maior capacidade para o estudo de mudanças climáticas graças a um supercomputador que será instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, em Cachoeira Paulista. A máquina será capaz de processar 15 trilhões de operações matemáticas por segundo.

Previsto para entrar em funcionamento em 2009, o equipamento será o cérebro da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e de um novo programa temático na mesma área que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) planeja lançar em agosto. O MCT está financiando R$ 35 milhões para a compra da máquina e a fundação paulista, R$ 13 milhões.

O supercomputador deverá aumentar entre 50 e 100 vezes a capacidade atual de processamento do Inpe.

OESP, 15/07/2008, Vida, p. A17.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.