VOLTAR

Sumidoro é sede do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte da RMBH

IEF - www.ief.mg.gov.br
14 de Jun de 2010

A Sede adminsitrativa do Parque Estadual do Sumindoro, inaugurada neste domingo (13) pelo Governo de Minas, abrigará também a sede do Sistema de Áreas Protegidas (SAP), que administra o conjunto de Unidades de Conservação em implantação no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O SAP foi criado com o objetivo de assegurar uma ocupação urbana racional do solo no Vetor Norte da RMBH, criando corredores ecológicos para a proteção efetiva do patrimônio arqueológico, espeleológico, paleontológico, natural e paisagístico existente na região. Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, "o Sistema de áreas protegidas responde não apenas a uma demanda da sociedade, mas ele é um instrumento fundamental para assegurar o planejamento integrado do uso do solo do Vetor Norte da RMBH de tal maneira que a inevitável expansão urbana que vai ocorrer neste eixose faça de maneira sustentável, racional, diferente de todos os outros modelos de ocupação urbana predatória que nos tivemos no passado".

O gestor do SAP, Roberto Alvarenga, explica ainda que o Sistema será uma importante ferramenta do Governo de Minas Gerais para a proteção da biodiversidade na região. "As áreas serão uma referência para ações de planejamento e controle dos processos que envolvam a supressão vegetal, ocupação do solo e proteção do patrimônio natural da região".

O SAP será composto de 13 unidades de conservação, com um total de 11 mil hectares, sendo que 6 delas foram decretadas na semana passada, são elas: Monumento Natural Santo Antônio, Monumento Natural Lapa Vermelha, Monumento Natural Vargem da Pedra, Monumento Natural Vargem da Pedra e Monumento Natural Experiência da Jaguará.

Parque Estadual do Sumidouro

Com área total de dois mil hectares, o Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980, pelo Decreto 20.375, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região. A Unidade de Conservação é conhecida pela ocorrência de grutas como a da Lapinha, além da lagoa do Sumidouro, a mais importante da região. Destacam-se também o Poço Azul e a Lapa do Sumidouro, onde se localiza um painel de pinturas rupestres. O Parque do Sumidouro está localizado em um ponto estratégico, a 40 km de Belo Horizonte e a 12 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

A flora do Parque é de transição, sendo possível achar elementos de cerrado, mata atlântica e campos. Ipê, aroeirinha e jatobá do campo entre outras espécies podem ser encontradas na unidade. Também são vistos mamíferos como o mico-estrela, o tatu-galinha, e o veado-catingueiro, além de répteis como a jibóia e a jararaca e aves como o biguá e o irerê.

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1126-sumidoro-e-sede-do-sistema-de-…-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.