VOLTAR

Subida noturna ao Monumento Natural Estadual Pedra Grande contará com trilha monitorada, em 1o de maio

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
29 de Abr de 2016

Os visitantes serão acompanhados por guias voluntários, que prestarão informações importantes sobre o percurso, as formas de minimizar os impactos ambientais e garantir a segurança durante a subida noturna

O Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande recebe a já tradicional Subida Noturna, em comemoração ao Dia dos Trabalhadores em Atibaia. O evento tem início no dia 30 de abril, às 21h, com a subida dos munícipes ao MONA Pedra Grande e continua durante todo o dia 1o de maio.

Com o objetivo de sensibilizar os visitantes quanto à proteção da Unidade de Conservação e garantir a segurança ao longo do percurso, a subida no período noturno será monitorada por alunos voluntários da Faculdade de Atibaia - FAAT, monitores ambientais e guias especializados.

No total, mais de 20 voluntários estarão disponíveis para o monitoramento da trilha e controle da área de acampamento, informando aos visitantes sobre condutas de mínimo impacto e conservação, bem como os locais para o pernoite dos visitantes. O monitoramento ocorrerá das 21h do dia 30 às 2h do dia 1o. O visitante poderá também subir a pé pela Estrada da Pedra Grande, que terá seu fechamento para veículos a 2 Km do atrativo, das 18h do dia 30 até às 10h do dia 1o de maio.

O visitante que quiser pernoitar na Pedra Grande deve estar munido de equipamento para acampamento, alimentação e água. O acampamento será realizado, como nos anos anteriores, na demarcação que compreende o primeiro platô da rocha. Não será permitido acampamento ou qualquer uso da vegetação ao longo do atrativo ou outra área da UC.

Treinamento
Para a monitoria da Subida, foi realizado um treinamento dos voluntários pela gestão do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. A capacitação contou com informações sobre o mapeamento da trilha, sinalização, prevenção de acidentes e outros temas.

Apoio
O monitoramento da trilha e o controle dos acessos e do atrativo contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal de Atibaia, Secretarias de Turismo, Infraestrutura, Urbanismo e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico de Atibaia e Defesa Civil de Bom Jesus dos Perdões.

Para mais informações, ligue: (11) 4402-3533.

http://fflorestal.sp.gov.br/2016/04/29/subida-noturna-ao-monumento-natu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.