VOLTAR

SP e o terceiro em numero de indigenas

OESP, Vida, p.A18
05 de Nov de 2004

Índios
SP é o terceiro em número de indígenas
São Paulo, o Estado mais desenvolvido e populoso do País, também se destaca pelo números de sua população indígena. Vivem no Estado mais de 63 mil pessoas que se declararam índios, número inferior apenas ao encontrado no Amazonas (113.391) e na Bahia (64.240). Entre 1991 e 2000, a população indígena residente no Brasil cresceu 150%, alcançando a casa dos 734 mil, muito inferior aos 5 milhões encontrados aqui em 1500.

Índios 2
Conscientização explica aumento da população
Para a pesquisadora Denise Kronemberger, do IBGE, o aumento da população indígena do Brasil não pode ser atribuído apenas ao crescimento vegetativo ou à migração. "Como o dado é contabilizado por autodeclaração, demonstra uma maior conscientização desse grupo étnico. E também um maior amadurecimento da sociedade em relação a culturas diferentes." O número de índios no País passou a ser contabilizado a partir do Censo 1991.

Índios 3
Número de terras indígenas cresceu 85%
O relatório do IBGE também mostra a quantidade e a área dos parques e terras indígenas homologados e registrados no País. Entre 1992 e 2001, o número cresceu 85%: subiu de 172 para 319, totalizando mais de 87 milhões de hectares. Considerando também as terras delimitadas, primeira etapa do processo de reconhecimento legal, hoje existem 441 terras e parques oficializados. Há uma relação entre a população e a extensão das terras. O Norte, por exemplo, concentra a maior quantidade de índios, assim como a maior extensão de terras homologadas.

OESP, 05/11/2004, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.