VOLTAR

Sorriso, maior produtor de graos do Pais. De novo

OESP, Economia, p.B5
30 de Jun de 2005

Sorriso, maior produtor de grãos do País. De novo
Jacqueline Farid
O município de Sorriso (MT), 46 mil habitantes, foi de novo o maior produtor de grãos do País em 2004, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção, de 2,2 milhões de toneladas, contribuirá com quase 2% da safra, de 120,5 milhões de toneladas.
A pesquisa agrícola municipal relativa a 2004 mostrou que, dos dez municípios com a maior safra do País, sete ficam em Mato Grosso. Na lista dos dez maiores, que contribuem com 10% da safra, figuram mais nomes pouco conhecidos, como Sapezal (MT) e Jataí (GO).
O coordenador de agropecuária do IBGE, Flávio Pinto Bolliger, disse que o destaque de Mato Grosso vem crescendo porque a região tem solo plano, usa alta tecnologia e abriga grandes exportadoras.
O levantamento confirmou o domínio do milho e da soja. Em 2004, os dois produtos responderam, juntos, por 78% da safra nacional. Mas o destaque de 2004 foi o algodão herbáceo, cujos bons preços elevaram a colheita em 73%. O incentivo ao biodiesel estimulou a produção de mamona, que cresceu 65%.
A safra 2004 foi marcada pela decepção com o Sul. Com a estiagem, a região teve a menor produção de milho do Rio Grande do Sul dos últimos 25 anos, com redução de 8% na área plantada ante 2003. O Estado, que era o 2o maior produtor em 2003, passou a ser o 6o. Mato Grosso consolidou em 2004 a posição de principal Estado produtor de soja do País.

OESP, 30/06/2005, p. B5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.