VOLTAR

Sonia Guajajara fala sobre jornalista canadense agredido em área de conflito em MS: 'não é um caso isolado'

G1 MS - https://g1.globo.com
Autor: Thais Libni e Cristiano Arruda
24 de Nov de 2023

Em visita a Mato Grosso do Sul, a ministra é mais uma convidada do quadro de entrevistas, 'Papo das Sete'.
Por Thais Libni e Cristiano Arruda, g1 MS - Mato Grosso do Sul

24/11/2023 11h44 Atualizado há 5 dias

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi a entrevistada do quadro "Papo das 7", do Bom Dia MS, nesta sexta-feira (24). Em sua passagem por Mato Grosso do Sul, a ministra falou sobre o caso do fotojornalista canadense Renaud Philippe, a cineasta e antropóloga Ana Carolina Porto e o engenheiro florestal Renato Farac Galata, vítimas de agressões causadas por um grupo de homens, em uma área de conflito entre indígenas e fazendeiros, em Iguatemi (MS), na quarta-feira (22). Veja entrevista acima.

Guajajara disse que essa não é uma situação isolada e relembrou o caso do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips.

"Esse não é um caso isolado, Dom Phillips é um exemplo, foi brutalmente assassinado. Essa tentativa de impedir registros da realidade dos povos indígenas acontece. O ministério acionou a Polícia Federal e a Funai está acompanhando o caso. Precisamos de informações mais apurados desse caso", disse.
O caso só veio a tona, nesta quinta-feira (23), após o grupo relatar as agressões sofridas nas redes sociais. O trio agredido é acompanhado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O g1 teve acesso ao Boletim de Ocorrência que detalha as agressões. O trio estava em Mato Grosso do Sul para produzir um documentário sobre o conflito entre indígenas e produtores rurais na região.

O caso é acompanhado e investigado pelas Polícias Federal e Civil e pela Defensoria Pública da União (DPU).

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2023/11/24/sonia-gua…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.