VOLTAR

Soldados do Bope entram em choque com tribos de índios

Jornal Coletivo - http://coletivo.maiscomunidade.com/
Autor: Josiane Borges
12 de Jul de 2010

Cerca de 130 índios de várias tribos foram retirados a força, na manhã de hoje, da Esplanada dos Ministérios, em operação realizada pelos soldados do Bope. Durante a remoção, quatro indígenas foram feridos e encaminhados para hospitais da cidade e dois deles acabaram presos. Cerca de mil polícias chegaram ao acampamento, derrubando as barracas e lançando spray de pimenta. "Eles chegaram com cachorros e nem apresentaram um mandato judicial para a nossa retirada", relatou o cacique Korubu Isolados, de 60 anos. Segundo o delegado da 5ª DP, Laércio Rosseto, quatro delegados e 12 agentes civis acompanharam a operação da PM. "Ocorreu tudo de maneira tranquila, as duas pessoas presas, foram autuadas por resistência, vão assinar um termo de compromisso e serão liberadas". Rosseto afirmou ainda que somente um dos presos é representante de uma aldeia no Maranhão e o outro homem se passava por indígena, mas não possuía registro da Funai.

Entre os feridos, estão duas crianças de seis e dois anos, respectivamente com irritação nos olhos devido ao spray. As outras duas vítimas foram Tayane Lemos 18 anos, que sofreu numa crise nervosa, e Sulamita Lopes, 27 anos, grávida de cinco meses, com dores abdominais. Os índios estavam acampados no local reivindicando a revogação do decreto que extingue 40 administrações regionais e 337 polos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.