VOLTAR

Soja tambem e boa para o IDH

OESP, Agronegocios, p.B14
26 de Nov de 2004

Soja também é boa para o IDH
Segundo pesquisa, cidades com maior produção superam média nacional
Os municípios que lideram a produção de soja no Brasil têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e taxa de crescimento anual da população superiores à média nacional, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IDH é calculado pelo PNUD (órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e leva em conta indicadores como taxa de alfabetização, renda e mortalidade infantil. O índice vai de zero a 1, e quanto mais perto de 1, melhor o indicador.
Dos 20 principais municípios produtores de soja no País, 19 têm IDH acima da média brasileira, que segundo os últimos dados divulgados, relativos a 2000, é de 0,766. O município de Sorriso, no Mato Grosso, por exemplo, tem IDH de 0,824. Sapezal, o segundo maior produtor, também no Mato Grosso, tem 0,803. O crescimento populacional anual nesses locais também é bem maior do que a média brasileira (1,64%). Nesse caso, 16 dos 20 municípios têm taxa acima da nacional. Em Sorriso, é de 9,94%. A maior taxa de crescimento anual da população, entre os 20, foi registrada em Sapezal (21,51%).
O chefe da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, disse que a compilação desses dados foi feita para "mostrar que a agropecuária é importante para alavancar as condições de vida dos municípios". Segundo ele, o instituto pretende evoluir nesse estudo e detalhar mais os dados no futuro.
A pesquisa mostra que entre os 20 maiores municípios produtores de soja no Brasil, 12 estão no Mato Grosso. O Estado abriga também o maior produtor de milho do País, o município de Lucas do Rio Verde, que em 2003 havia colhido 588 mil toneladas do cereal.

OESP, 26/11/2004, p. B14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.