VOLTAR

Sodiur é contra exoneração de coordenador regional da Funai

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=82257
17 de Mar de 2010

Diferente do posicionamento do Conselho Indígena de Roraima (CIR), os índios ligados à Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte (Sodiur) são contrários a exoneração do coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Gonçalo Teixeira.

Em entrevista à Folha, o presidente da organização indígena, Silvio da Silva, e o tuxaua Miracélio Floriano Peixoto, da comunidade do Entroncamento, em Pacaraima, criticaram o posicionamento do CIR.

O tuxaua rebateu que o posicionamento de solicitar a exoneração de Gonçalo Teixeira seja a de todas as lideranças indígenas, conforme o que foi explicitado na Carta do Araçá, documento elaborado durante a 39ª Assembleia dos Povos Indígenas de Roraima, realizada de 6 a 10 de março na comunidade do Araçá, em Amajarí.

"A gente não concorda com isso. Ele [Dionito de Souza] fala em nome de todos enquanto não fomos todos nós [índios] que decidimos isso. Ele informou que teve 700 lideranças reunidas na assembleia, sendo que não existe em todo o Estado 500 comunidades indígenas. Está falando em nome de todos os indígenas, e eu, como membro e tuxaua da Sodiur, não aceito, a não ser que seja o presidente da organização falando em meu nome", destacou Miracélio Floriano.

Segundo os indígenas, a decisão descrita na carta produzida durante o encontro é "imatura" e não condiz com o desejo de todas as comunidades do Estado. Outra carta será produzida para ser enviada ao presidente da República, Lula da Silva, explicitando o posicionamento das lideranças contrárias.

"Algum tempo atrás eles tentaram essa mesma coisa para colocar no lugar uma pessoa que faz parte do CIR. Tudo o que eles já administraram não foi bom, como é o caso da saúde, e agora querem a Funai. Não concordamos com isso. Se preciso for, a gente entra na Justiça, mas nós não aceitamos. Este é um assunto que tem que ser tratado com todas as lideranças, tem que sentar com as organizações para decidir", disse o tuxaua.

O presidente da Sodiur lembrou do compromisso firmado entre as lideranças indígenas através de uma carta produzida logo após a desocupação da reserva Raposa Serra do Sol, onde ficou acertado que toda e qualquer decisão relacionada aos povos indígenas seria de competência de todas as lideranças e não apenas de uma.

"O nosso acordo foi que nós, organizações, sentássemos para conversar e resolver um problema nosso. Eles fizeram as reuniões e não convidaram a gente. Não está sendo respeitado o acordo. Esse tipo de ação é inaceitável. Para mim isso é uma baderna. Todas as organizações precisam ser respeitadas, para isso existem suas lideranças. Só uma associação quer se pôr na frente", comentou Silvio da Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.