VOLTAR

Sociedade assume papel na gestão do P.E. Pau Furado

IEF - www.ief.mg.gov.br
06 de Nov de 2009

A posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Pau Furado, na próxima terça-feira (10/11), amplia a participação da comunidade local na definição das ações para conservação do patrimônio natural da região do Triângulo. A solenidade acontecerá a partir de 9 horas, na avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180, Distrito Industrial de Uberlândia.

O Parque foi criado em janeiro de 2007 e é a primeira unidade de conservação da categoria criado no Triângulo Mineiro. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas, está localizado nos municípios de Araguari e Uberlândia, abriga importantes remanescentes do bioma cerrado em seus 2,2 mil hecteres. Os recursos para implantação foram são provenientes de medidas de compensação ambiental decorrentes do licenciamento das duas usinas hidrelétricas do consórcio Capim Branco Energia (CCBE).

Os conselheiros terão a missão de discutir os problemas e demandas socioambientais da área de preservação e do seu entorno buscando promover o desenvolvimento sustentável da comunidade local. O Conselho decidirá sobre questões como a aprovação do Plano de Manejo e o funcionamento do parque.

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais com a sociedade. Também fazem parte do Conselho, representantes das prefeituras locais, representantes do setor produtivo, associações comunitárias, órgãos do Governo Estadual e Federal, organizações não governamentais e comunidade científica e acadêmica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.