VOLTAR

Sob surto dos vírus tipo 1 e 2, Boa Vista intensifica cuidados

OESP, Vida, p. A20
10 de Ago de 2010

Sob surto dos vírus tipo 1 e 2, Boa Vista intensifica cuidados

Loide Gomes, Especial Para o Estado

A suspeita de quatro casos de dengue tipo 4 deixou assustados os moradores de Boa Vista, em Roraima. Para se precaver da doença, muitos aumentaram os cuidados com a limpeza da casa e do quintal, mas o que se vê nas ruas ainda é sujeira - água empoçada e muitos terrenos baldios, ambiente ideal para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. O cenário é pior nas áreas pobres da periferia. "Como estamos em época de chuva, não deixo nada fora de casa, para não correr o risco de ter o mosquito da dengue por aqui", diz a dona de casa Ivanilde Oliveira de Lima, de 35 anos. Na sua família, todos já tiveram dengue.
A comerciante Lúcia da Silva, de 45 anos, diz-se apavorada, pois quase morreu de dengue tipo 1. "Toda a vizinhança redobrou os cuidados com a limpeza", relatou. A preocupação atinge ainda os moradores do interior do Estado, que sofre com os tipos 1 e 2 da doença.
A prefeitura de Boa Vista diz que intensificou a coleta de lixo em todos os bairros e realiza operações de limpeza semanais em quatro áreas da cidade para retirada de entulhos e galhadas das ruas. Há ainda a borrifação de veneno contra o mosquito.
Tais ações, no entanto, têm se mostrado insuficientes. De janeiro a julho foram confirmados pelo menos 4.834 casos de dengue no Estado. Quarenta e seis foram casos hemorrágicos e 9 pessoas morreram.

OESP, 10/08/2010, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100810/not_imp592816,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.