VOLTAR

Sob Bolsonaro, cai participação da sociedade civil em conselhos do Meio Ambiente

Época - https://epoca.globo.com/guilherme-amado
Autor: AMADO, Guilherme
15 de jan de 2021

Sob Bolsonaro, cai participação da sociedade civil em conselhos do Meio Ambiente
Estudo também aponta queda de presença acadêmica

Guilherme Amado
15/01/2021

No governo Bolsonaro, a participação da sociedade civil e da academia em conselhos ligados ao meio ambiente no Brasil diminuiu.
A conclusão consta do estudo Mapeamento dos retrocessos de transparência e participação social na política ambiental brasileira, lançado nesta quinta-feira pelas organizações Artigo 19, Imaflora e Instituto Socioambiental (ISA).
Entre os colegiados enfraquecidos citados pelo estudo está o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), cujos assentos despencaram de cem para 23, e a sociedade civil passou de 21 para quatro representantes.
Outro é o Conselho Nacional da Biodiversidade (Conabio), onde a sociedade civil só tem dois lugares - antes eram oito.
Antonio Oviedo, doutor em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e pesquisador do ISA, apontou riscos no desmonte dos conselhos.
"Pode ocorrer que esses participantes passem a defender os interesses que não são da sociedade civil organizada", afirmou.

(Por Eduardo Barretto)

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/sob-bolsonaro-cai-participacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.