VOLTAR

Só faltava esta...

O Globo, O País, p. 4
11 de Mai de 2004

Só faltava esta...

Enquanto decide como será feita a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu ontem um dia de cacique ao receber 25 representantes de organizações indígenas no Palácio do Planalto. Os índios levaram ao presidente uma lista de reivindicações e um cocar. Lula estava sentado quando o índio Dourado Tapeba, da tribo de mesmo nome do Ceará, pôs o adereço na cabeça do presidente - o que, reza o folclore político, dá azar, por conta de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves terem cedido à mesma tentação.

O presidente levantou, cumprimentou os índios, e só tirou o cocar ao sentar-se novamente. Ao melhor estilo do ex-deputado federal Juruna, já falecido, os índios gravaram, filmaram e fotografaram o encontro. Embora só tenham ouvido do presidente promessas de que estudaria suas propostas, saíram satisfeitos:

- Ele nos deu esperança de que serão resolvidas nossas demandas - afirmou o presidente do conselho da Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Cecílio Correa Mura.

Em nota após o encontro, o governo informou que homologou, em um ano e quatro meses, 32 terras indígenas. Estas áreas somam mais de 4,8 milhões de hectares. Há oito terras indígenas, segundo o governo, em fase de homologação no Ministério da Justiça e outras 55 em fase de demarcação. O governo quer demarcar e homologar outras 136 áreas entre as 620 terras indígenas reconhecidas do Brasil.

O Globo, 11/05/2004, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.