VOLTAR

SMA divulga colocação dos municípios participantes do Programa Município VerdeAzul

Portal Nacional de Seguros - http://www.segs.com.br/
11 de Dez de 2017

SMA divulga colocação dos municípios participantes do Programa Município VerdeAzul

Portal Nacional de Seguros

Na próxima quarta feira, 13/12, será divulgado o Ranking Ambiental 2017, durante o X Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul. Na ocasião, as cidades que aderiram ao Programa terão acesso as suas notas e colocação.

O anuncio acontecerá no Palácio dos Bandeirantes com a presença do Secretario Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin. "Os 10 anos de existência do programa atestam seu êxito, que é referência até para a Comunidade Européia. Estamos com prazo de validade vencido. Se não fizermos algo para melhorar, nosso planeta corre risco" pondera o Secretário.

O ano de 2017 foi agitado para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré- certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel. Para o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, "a intenção do novo critério, as pré-certificações, foi o de estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuam com uma boa performance" explica.

O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental - IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios, o último foi em 2016 e certificou 78 municípios.
O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul - PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas".

Serviço

Evento: X Encontro Estadual do Programa município VerdeAzul

Local: Palácio dos Bandeirantes - Auditório Ulysses Guimarães

Endereço: Av. Morumbi, no4.500 - Morumbi - São Paulo - Capital

Data: 13/12/2017

Horário: 13 horas - início do credenciamento

http://www.segs.com.br/demais/94820-sma-divulga-colocacao-dos-municipio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.