VOLTAR

Situação das populações indígenas no Brasil e Mostra "As Ciências e a Pandemia de covid-19" são os destaques da programação desta quinta-feira

SBPC - http://portal.sbpcnet.org.br/noticias
02 de Dez de 2020

Situação das populações indígenas no Brasil e Mostra "As Ciências e a Pandemia de covid-19" são os destaques da programação desta quinta-feira

O dia será encerrado com a reapresentação da peça teatral "Insubmissas, mulheres na ciência", e bate-papo com o elenco, do Núcleo Arte Ciência no Palco, e contará ainda com debates promovidos Abrapee, SBEC e DWIH São Paulo
O painel "A situação das populações indígenas no Brasil" e a sessão especial com os vencedores pelo voto do público da Mostra "As Ciências e a Pandemia de Covid-19", promovidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), são os destaques do penúltimo dia de programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC, 03 de dezembro. O dia também contará com atividades ofertadas pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).O dia será encerrado com a reapresentação da peça teatral "Insubmissas, mulheres na ciência", e bate-papo com o elenco, do Núcleo Arte Ciência no Palco, e contará ainda com debates promovidos Abrapee, SBEC e DWIH São Paulo

Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a conferência "A psicologia históricultural como diretriz do trabalho do psicólogo escolar", das 9h às 10h, proferida por Herculano Ricardo Campos, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade, realizada pela Abrapee, será apresentada pela professora titular da Universidade de São Paulo (USP).

Às 10h, será realizada a Cerimônia de anúncio dos vencedores do 17o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.

Das 12h às 14h, a SBPC promove o painel "A situação das populações indígenas no Brasil", cuja atividade será coordenada por Patrícia Maria Portela, professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O debate terá entre os participantes Márcio Santilli, sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Maria Manuela Carneiro da Cunha, professora titutar aposentada da USP e emérita da Universidade de Chicago, o escritor indígena Ailton Krenak, e Joziléia Kaingang, coordenadora pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

À tarde, das 15h às 17h, a SBEC promove a mesa-redonda "Os estudos clássicos no Brasil para o século XXI". Coordenado por Ana Maria César Pompeu, professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC), a atividade terá ainda a participação de Markus Figueira da Silva, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Tatiana Oliveira Ribeiro, professora adjunta de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Camila da Silva Condilo, professora e pesquisadora no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB).

A sessão com os vídeos mais curtidos pelo público da Mostra "As Ciências e a Pandemia de Covid-19" será realizada pela SBPC das 16h às 17h. A atividade será apresentada por Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral, presidente e vice-presidente, respectivamente, da SBPC, e contará com a participação das equipes que produziram os vídeos.

A programação científica do dia será encerrada com a conferência "O retrato do Brasil no relato da viagem de Spix e Martius", proferida pelo coordenador do Instituto Martius Staden e professor de Literatura na USP, das 18h às 19h. A conferência abordará aspectos da expedição que o zoólogo Johann von Spix e o botânico Carl Friedrich von Martius traçaram pelo Brasil no início do século XIX. O evento terá a moderação do coordenador do DWIH São Paulo, Marcio Weichert.

Cultura
O dia será encerrado coma reapresentação da peça teatral "Insubmissas, mulheres na ciência", do Núcleo Arte Ciência no Palco, na SBPC Cultural, às 19h30, seguido por um bate-papo ao vivo do autor, diretor e atores com os internautas. O elenco do Núcleo Arte Ciência no Palco, da Cooperativa Paulista de Teatro, conversará sobre o processo criativo e as três peças apresentadas na programação da versão virtual e estendida da Reunião Anual da SBPC neste semestre: "Vicente e Antônio - uma história de Amizade", "Insubmissas - Mulheres na ciência" e "A Estátua Amazônica".

Jornal da Ciência

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/situacao-das-populacoes-indigenas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.