VOLTAR

Site dizia ajudar índios, mas tribo não recebeu nada

OESP, Nacional, p. A10
25 de Fev de 2010

Site dizia ajudar índios, mas tribo não recebeu nada
Grupo denuncia página que vendia fotos e vídeos do Vale do Javari (AM)

Liege Albuquerque
Manaus

O site www.amazon-indians.org informa estar vendendo fotografias e vídeos com imagens de índios do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, para "ajudar os nativos". A organização União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), porém, nega receber qualquer doação e entrou com representação no Ministério Público Federal para proibir a comercialização das imagens.

No site, há imagens de rituais dos povos matis, marubo e mayoruna, três das principais etnias que habitam a área. O texto informa que já foram arrecadados U$ 300 mil para criar projetos nas aldeias dos povos indígenas do Vale do Javari. Em um dos espaços do site, imagens de um ritual são oferecidas por US$ 19, mais custo do envio.

"Há várias pessoas que vão até a aldeia e tiram fotos, mas não autorizamos publicações em sites, revistas, jornais ou muito menos a comercialização", disse o diretor da Univaja, Eliésio Vargas, da etnia marubo. Ele disse que soube do site há duas semanas, quando recebeu um alerta na internet com o nome dos povos indígenas fotografados. "Não sabemos desde quando o site está no ar."

Segundo Vargas, que conhece todos os indígenas das imagens, alguns se lembram de ter sido fotografados entre 2006 e 2007 por um estrangeiro que esteve nas aldeias. Para Vargas, esse tipo de exploração é fácil, já que o acesso é livre às aldeias e não há fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A reportagem entrou em contato com a Funai, mas não obteve resposta. No site, o responsável pela comercialização das imagens é Dan James Pantone.

Em contato por e-mail com Pantone, ele respondeu que trabalha com as entidades indígenas Matses, Amas e Fundação Matis "no Brasil e Peru". Nenhuma delas existe no País. Ele não respondeu se tem autorização da Funai para o trabalho de divulgar e vender as imagens.

Pantone informa ser diretor de uma associação, a Aidesep, no Peru, mantida pela britânica Rainforest Foundation. "As vendas dos vídeos têm sido pequenas e insignificantes, mas me permitem manter o site para educar as pessoas sobre os indígenas do Javari", diz.

FORA DO AR

Pantone afirma que seu contato com os marubo é Clóvis Marubo. O Estado tentou localizá-lo, mas seu celular estava desligado. Ontem, a reportagem fez várias tentativas, mas não conseguiu acessar a página.

A Terra Indígena Vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e sempre atraiu fotógrafos e cinegrafistas estrangeiros, especialmente porque abriga o povo korubo, contactado pela Funai em 1996.
Colaborou Roberto Almeida

OESP, 25/02/2010, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.