VOLTAR

Sistema de Esgotamento Sanitário é implantado na Aldeia Indígena Fulni-ô (PE)

Funasa - http://www.funasa.gov.br
22 de Mar de 2010

A Coordenação Regional da Funasa em Pernambuco (Core/PE) está iniciando a implantação do primeiro sistema de esgotamento sanitário em aldeias indígenas do estado. A etnia Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, região agreste no Vale do Ipanema, será contemplada com a construção do sistema de coleta e tratamento de esgotos da aldeia sede, que irá beneficiar aproximadamente 4 mil índios.

A etnia já é atendida com um sistema de abastecimento de água construído e mantido pela Funasa. Com a implantação desse projeto de esgotamento sanitário, com cobertura de 100% da área da aldeia sede, haverá uma melhoria significativa dos indicadores de saúde da população, uma vez que reduzirá a ocorrência de doenças de veiculação hídrica.

A obra contemplará a construção de redes coletoras principais e secundárias, ligações domiciliares e tratamento.

Paralelamente estão previstas atividades educativas junto à população beneficiada, objetivando orientar as famílias quanto à utilização e cuidados de manutenção do sistema com foco no saneamento ambiental, visando sensibilizá-las na promoção à saúde de toda a comunidade indígena.

Segundo o coordenador regional de Pernambuco, Álcio Pitt da Mesquita Pimentel, "a obra terá um alcance social bastante significativo, uma vez que minimizará a ocorrência de doenças na população indígena, repercutindo positivamente nos trabalhos de atenção básica à saúde que é desenvolvida pelo Distrito Sanitário Indígena".

A implantação deste projeto concretiza o compromisso assumido pelo presidente da Funasa, Danilo Forte, em visita realizada à comunidade indígena Fulni-ô em abril de 2009.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=224

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.