VOLTAR

Sinaflor disputa Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico com outros seis finalistas

Ibama - http://www.ibama.gov.br/
Autor: Ibama
17 de Set de 2019

Sinaflor disputa Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico com outros seis finalistas

Brasília (17/09/2019) - O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) do Ibama está entre os sete finalistas do Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico - E-GOV 2019. Permanecem na disputa com o Instituto os projetos: INSS Digital, do Distrito Federal; o MG APP: Mobilidade na Prestação de Serviços Públicos do Estado de Minas Gerais; o Paraná Inteligência Artificial - PIÁ; o Programa de Saúde Ambiental Digital, de Pernambuco; o Sefaz Virtual, do Rio Grande do Sul; e o SOS-Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo), de São Paulo. A premiação acontecerá no dia 25 de setembro.

Antes de ganhar a atenção dos avaliadores do Prêmio E-GOV, o Sinaflor já havia despertado o interesse de organismos internacionais.

Por meio do Projeto Mecanismos e Redes de Transferência de Tecnologia Relacionadas às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe, o Sinaflor inspirou o desenvolvimento do sistema de controle e monitoramento da cadeia produtiva da madeira no Suriname.

A Guatemala assinou, via Itamaraty, acordo de cooperação para transferência de tecnologia e conhecimento do Ibama ao Instituto Nacional Ambiental de Bosques (Inab) com a finalidade de aprimorar a governança ambiental no país.

Em Washington, analistas do Ibama responsáveis pelo desenvolvimento do Sinaflor apresentaram o sistema a países membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o seminário GreenGov, atraindo interesses para parcerias e acordos de cooperação.

O Institute for Global Environmental Strategies, do Japão, enviou uma delegação ao Brasil para conhecer o processo de rastreabilidade da madeira no Sinaflor. Segundo os visitantes, as funcionalidades do sistema são comparáveis às da solução japonesa para controle de resíduos, considerada uma das melhores do mundo.

Em agosto, o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) convidou o Ibama a apresentar o Sinaflor no evento Sustentabilidade da Cadeia Produtiva Florestal do Brasil, que ocorrerá em 18 de setembro, na 28ª edição da CasaCor Brasília. A exposição, considerada a mais completa das Américas sobre arquitetura, design de interiores e paisagismo, receberá representantes de mais de 30 embaixadas, convidados para conhecer os mecanismos de controle que permitem confirmar a origem legal e sustentável da madeira a ser exportada.

http://www.ibama.gov.br/noticias/730-2019/2042-sinaflor-disputa-premio-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.