VOLTAR

Sesc Mecejana recebe a exposição 'Epu'tîto - Artes e Indígenas hoje'; evento é gratuito

Roraima em Tempo roraimaemtempo.com
25 de Mai de 2017

Expondo sete anos de atividades contextuais com a arte indígena em Roraima, a exposição 'EPU'TÎTO - ARTES E INDÍGENAS HOJE' estará na Galeria de Artes Franco Melchiorri , no Sesc Mecejana, no período de 1o de junho a 31 de agosto. A produção da exposição foi feita pelo artista Jaider Esbel e conta com obras de indígenas contemporâneos locais. A visitação é gratuita, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Em forma de mosaico, a exposição reunirá mais de 200 obras de arte com destaque para a pintura. A arte indígena é a proposta principal do projeto intitulado por EPU'TÎTO, uma palavra Makuxi que significa "sentimento". Jaider, explica o desenvolvimento do seu trabalho reunindo outros artistas e a trajetória desta cultura.

"Fazer arte com contexto e coletividade tem me possibilitado entender mais, atuar melhor, além de marcar a nossa trajetória nesses sete anos. Por acreditar que em Roraima, no campo político-indígena, os artistas engajados levam a causa para campos mais distantes de atuação, propus esta exposição na expectativa de evidenciar o protagonismo do artista indígena e a necessidade de agência que temos", disse Jaider.

A exposição 'EPU'TÎTO - ARTES E INDÍGENAS HOJE' é uma realização do Sesc Roraima com a Galeria Jaider Esbell e conta com o apoio da LB Construções, CEJURR, ARAT, Calixto - Artes e Molduras.

Abertura oficial - No dia 1o de junho, às 20h, artistas, artesãos, mestres, mestras das culturas, parceiros e apoiadores receberão toda a sociedade para viver a exposição, socializar as experiências, apresentar o projeto e proporcionar um momento único para todos. Além disso, durante a abertura, o Sesc Roraima preparou uma programação cultural com apresentações artísticas para toda comunidade.

"EPU'TÎTO - ARTES E INDÍGENAS HOJE" - São mais de cinco coleções com temas transversais que foram lidos e mostrados por artistas renomados como Amazoner Okaba, Bartô, Carmézia Emiliano, Charles Gabriel, Diogo Lima, Isaías Miliano, Luiz Matheus, Mário Flores e Vinícius Kenedy. Serão expostas três coleções coletivas, das quais uma foi exposta na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2013.

O Artista e produtor cultural - Desde 2011, quando estreou no campo das artes visuais, o artista Jaider Esbell faz-se produtor cultural e em diversas formas, mescla sua arte com o universo de outros artistas e o campo político. A exposição releva e dá acesso, em um mesmo espaço, à trajetória e ao alcance do trabalho contextual dos artistas como pares ao longo do período.

Serviço

Exposição: "EPU'TÎTO - ARTES E INDÍGENAS HOJE"

Local: Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)

Abertura Oficial: 1o de junho, às 20h

Período da exposição: 1/06 a 31/08

Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

Investimento: Gratuito

http://roraimaemtempo.com/sesc-mecejana-recebe-a-exposicao-eputito-arte…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.