VOLTAR

SESAI recebe visita de lideranças indígenas das etnias Kayabi e Xavante

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
Autor: Graziela Oliveira e Felipe Nabuco
17 de Abr de 2013

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, recebeu nesta terça-feira (16) a visita de uma comitiva formada por 13 índios da etnia Kayabi. Eles estiveram na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília (DF), para tratar da situação do posto de saúde que está sendo construído na aldeia Kururuzinho, localizada no município de Jacareacanga (MT). No final da tarde, o secretário voltou a se reunir com uma nova comitiva de lideranças indígenas Xavantes. Entre as pautas da reunião, a articulação de ações de saúde com a desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT).

A visita das comitivas integra a vasta programação alusiva à semana do Índio, período em que lideranças de diversas etnias indígenas estarão concentradas em Brasília para participar de reuniões, cerimônias e manifestações em prol dos reconhecimentos dos direitos dos povos indígenas.

Durante o encontro, a liderança indígena, Taravy Kayabi, retratou a situação em que se encontra a construção do posto de saúde na região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó Mato Grosso. "A empresa que está construindo o posto tem dificuldades de transporte, a estrada está ruim e caiu uma ponte recentemente. Estamos preocupados, pois achamos que o posto não deve ficar pronto dentro do prazo, que seria até junho".

As lideranças também manifestaram descontentamento com a empresa que está fazendo a obra. Elas disseram que há somente duas pessoas trabalhando e que apenas a base e as paredes da estrutura foram concluídas. O secretário Antônio Alves explicou que, nesse caso, a responsabilidade é do consórcio que contratou a empresa.

"Nós vamos chamar o consórcio, nosso compromisso é com eles, e cobrar o acordo firmado porque foi apresentado um cronograma. E a partir daí tomar as medidas necessárias", explicou Antônio Alves. "Vamos mandar uma equipe para lá e ver se o projeto que nós aprovamos é o que, de fato, está sendo executado", complementou a engenheira do Departamento de Saneamento e Edificações da Sesai, Érika Stefane.

Outro tema tratado na reunião diz respeito à construção de uma nova Casa de Saúde Indígena em Sinop (MT). "A mudança para outro imóvel está demorando e não tem lugar para os pacientes ficarem, principalmente nessa época de chuva", disse a liderança indígena. O secretário Antônio Alves explicou que foi aberta uma licitação para a obra, mas nenhuma empresa se apresentou. "Enquanto buscamos a reforma é preciso alugar um imóvel e o DSEI tem autonomia para isso. Está havendo um problema na gestão e vamos marcar uma reunião para saber o que está acontecendo", pontuou.

Comitiva Xavante

Já no final da tarde, o secretário Antônio Alves voltou a se reunir com lideranças indígenas, desta vez da etnia Xavante (MT). As lideranças agradeceram o importante envolvimento da Sesai no processo de desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT), no início deste mês.

Na ocasião, as lideranças solicitaram da SESAI a reforma do posto de saúde de Marãiwatsédé e a conclusão das obras de dois poços perfurados ainda pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mas que ainda esperam pela construção dos reservatórios.

"Uma das medidas que está sendo articulada com a desintrusão da Terra Indígena é a possibilidade de inclusão do DSEI Xavante no programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia. As aldeias xavantes ficam a apenas 14 quilômetros da região coberta por energia elétrica e estamos na esperança de estendermos até as aldeias", disse Antônio Alves.

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, Mariana Marelonka Ferron, o diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena, Fernando Rocha, a engenheira do Departamento de Saneamento e Edificações da Saúde Indígena, Érika Stefane, e a assessora Especial para o Controle Social, Bianca Moura.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.