VOLTAR

Sesai finaliza treinamento para dar autonomia aos distritos

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
09 de Abr de 2011

Depois de uma semana de trabalhos em Brasília, gestores dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que integram o subsistema de atenção à saúde indígena, retornam aos seus postos capacitados para dar continuidade ao processo de autonomia dos distritos. Chefes de Distrito e responsáveis por setores como Recursos Humanos, Finanças e Logística partem da capital habilitados para gerenciar processos da administração pública federal, como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Além disso, esses profissionais conheceram e estão em consonância com as metas e objetivos para a secretaria no quadriênio 2011-2015.

No encontro de encerramento, o secretário Antônio Alves falou sobre a importância do envolvimento e a integração entre os distritos e a coordenação da Sesai, em Brasília. "Temos aproximadamente 1 milhão de indígenas estão sob nossa responsabilidade, quando o tema é saúde. Temos de respeitar a cultura de cada nação e levar a atenção primária a esses brasileiros, da melhor maneira". Antônio Alves ainda salientou que a união de forças e o comprometimento são as bases do trabalho. "Vamos focar e trabalhar para que todos os DSEIs estejam reestruturados o mais rápido possível", afirmou.

O Diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), Fernando Rocha, falou sobre o processo de autonomia. "Cada distrito tem que ter a sua cara, a sua identidade, por isso a mudança é um processo importante", destacou. A mudança será efetivada respeitando a realidade de cada distrito. "O processo já está em andamento e alguns distritos já são UGs, inclusive com a portaria publicada. É importante que os gestores compreendam o processo e estejam empenhados para conseguir se tornar uma unidade gestora o mais breve possível. Trata-se de uma importante mudança no DSEI, que irá agilizar o serviço", completou Fernando Rocha.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.