VOLTAR

Sesai entrega novas unidades de atendimento no DSEI Xavante

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
14 de Mar de 2011

Um grupo de técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) trabalha desde o início do ano na reestruturação do atendimento prestado aos indígenas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Xavante, no Mato Grosso. Nesta semana, a Sesai conclui a mudanças das duas Casas de Saúde do Índio (Casai) do distrito para novas sedes.

Para o Secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, as ações mostram o comprometimento da secretaria com o distrito. "Desde a criação da Sesai em outubro, definimos o DSEI Xavante como um dos prioritários nas ações de reestruturação da saúde indígena. Sabemos o que é necessário fazer e já demos início a essas ações em janeiro, quando enviamos uma equipe técnica ao distrito".

Segundo a Chefe-substituta do DSEI, Ledi da Silva, a mudança das Casais é necessária devido ao estado que as unidades se encontravam no início do ano. "Todos os móveis e equipamentos destas Casais são novos. Estamos terminando a pintura e a organização desses dois ambientes. Faremos a mudanças das duas Casais simultaneamente". As Casais do DSEI Xavante estão localizadas nos municípios de Barra do Garças e em Campinápolis.

Irânia Marques, Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (Dasi/Sesai) afirma que desde o início da intervenção da Sesai no distrito, em janeiro, a prioridade era reestruturar o sistema de atenção à saúde indígena. "Trabalhamos para colocar as equipes multidisciplinares nas aldeias, o que conseguimos em pouco tempo. Ao mesmo tempo, buscamos melhorar a estrutura de atendimento e um exemplo disso são as novas Casais. Também é importante destacar que firmamos parcerias com as prefeituras e com o governo do estado".

O Coordenador de Articulação da Atenção à Saúde Indígena, Daniel Porini Zemuner, relata que as ações da Sesai garantiram a presença de profissionais de saúde nas áreas indígenas. "Algumas localidades ficaram muito tempo sem esses profissionais. Agora estamos retomando as ações necessárias, reestruturando o atendimento na região. Há uma demanda reprimida por serviços de saúde que temos que atender".

Força Nacional de Saúde

Ainda este mês o distrito receberá a Força Nacional de Saúde, que fará um diagnóstico da saúde da população xavante. "Além disso, a Força vai atuar no atendimento das demandas reprimidas e também irá auxiliar na reestruturação da rede de saúde indígena do distrito", destaca Irânia Marques.

A Força Nacional de Saúde foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atuar em catástrofes e emergências. Na ação a ser realizada no DSEI Xavante, a equipe enviada é composta por 29 profissionais (entre estes nove médicos), 11 veículos, três motolâncias SAMU 192 e uma carreta do Movimento de Combate a Hanseníase (Mohan). "O envio da Força Nacional mostra o comprometimento do governo federal com a saúde indígena. Não sabíamos se a força seria deslocada para ajudar as vítimas do terremoto no Japão, mas agora está confirmado para este mês as ações desta equipe no distrito Xavante", explica Ledi da Silva.

Nova Realidade

Ledi integra a equipe da Sesai que se reveza no distrito desde janeiro, e a partir de hoje (14), responde como Chefe-substituta do DSEI. "Percebemos que a população indígena já percebe as mudanças. Estamos criando uma nova realidade para a saúde indígena, com a participação do controle social indígena e com uma nova estrutura de atendimento, para solucionar os problemas que detectamos".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.