VOLTAR

SESAI empossa novo chefe do DSEI Xavante (MT)

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
18 de Jun de 2012

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) empossou na manhã desta sexta-feira (15) o novo chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI - Xavante). Engenheiro e sanitarista, Luiz Soares assume o cargo com a tarefa de regularizar os processos de trabalho na gestão do distrito e melhorar a assistência prestada a aproximadamente três mil famílias xavantes no estado do Mato Grosso (MT). Ao tomar posse, em Brasília, o novo chefe destacou que sua prioridade será retomar as ações de saneamento básico nas aldeias e estreitar da melhor forma possível a relação com as lideranças indígenas da região, buscando o diálogo franco, respeitoso e construtivo.

"Mesmo diante das dificuldades inerentes à falta de recursos humanos para implementação das ações necessárias à retomada da gestão no DSEI, acredito que num curto espaço de tempo será possível alavancar resultados satisfatórios, priorizando, sobretudo, as ações de saneamento básico nas aldeias, já que em algumas delas a população já vive há quase dois anos sem água. Isso, é claro, sem abrir mão da atenção com a assistência", avaliou Luiz Soares.

A posse do novo gestor foi destacada pelo secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, como um reforço de peso para equipe gestora da SESAI. "O Luiz é engenheiro, sanitarista e tem larga experiência de gestão na saúde. Já foi secretário de Saúde de alguns municípios no Mato Grosso, presidiu o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Enfim, trata-se de um profissional bem preparado para assumir a gestão do DSEI Xavante", disse Antônio Alves de Souza.

Avanços

Nos últimos 12 meses, a SESAI vem realizando um acompanhamento criterioso na gestão do DSEI Xavante, como forma de garantir o avanço nas ações assistenciais, que nos últimos anos sofreram com interrupções e mau gerenciamento dos serviços. O distrito é um dos 16 selecionados para compor o Plano de Ação Estruturante que vem sendo executado desde o início deste mês pela SESAI, em parceria com outros órgãos interministeriais.

"A SESAI já vem realizando este acompanhamento no DSEI Xavante desde julho de 2011, quando fizemos um mapeamento das principais fragilidades, tanto na área de gestão, como na atenção e no controle social. De lá pra cá, acordamos com os servidores do distrito três pactos de gestão emergencial", explica a assessora técnica da Diretoria de Gestão e Saúde Indígena da SESAI, Regina Célia de Resende.

Na área de gestão de pessoas, em 12 meses a equipe gerencial da SESAI conseguiu ampliar o quadro de servidores e desprecarizar as relações trabalhistas no DSEI. Neste mesmo período, os profissionais do DSEI foram capacitados nas áreas de Recursos Humanos, Recursos Logísticos, Orçamento e Finanças.

"O acompanhamento da SESAI possibilitou ainda a participação do DSEI na Capacitação de Pregoeiros e na área de Gestão Documental (SIPAR). Com este suporte, conseguimos elaborar Termos de Referência para diversos processos, inclusive com apoio junto ao DSEI Cuiabá", complementa Regina Resende.

Na área de saneamento, o diagnóstico inicial da SESAI atestava problemas no DSEI com o desabastecimento de água em algumas aldeias, bombas quebradas, falta de contrato de manutenção para os sistemas de abastecimento e ausência de Engenheiros no quadro de servidores. Hoje, o DSEI já conta com a atuação de dois Engenheiros contratados.

"Realizamos ainda a compra de 60 bombas e materiais em geral por meio do DSEI Cuiabá. Outro avanço foi a elaboração do Termo de Referência de manutenção dos sistemas de abastecimento e limpeza de poços, que se encontra em andamento", explica Regina Resende.

Casai de Aragarças

Neste mesmo pacote de medidas gerenciais para alavancar a gestão do DSEI Xavante, a SESAI também transferiu a sede da Casai de Aragarças para um novo prédio, a poucos metros de distância. A antiga sede funcionava em prédio alugado e não apresentava condições adequadas e satisfatórias para funcionamento do distrito.

"A sede do DSEI também foi transferida para um novo prédio, mais espaçoso e com melhores condições de trabalho para os servidores. A sede antiga foi transformada em depósito para materiais e equipamentos de saúde", disse Regina Resende.

Assistência

Outro avanço constatado nesses 12 meses está na implantação do Programa Brasil Sorridente no DSEI Xavante e nas melhorias constatadas na aquisição, estoque e dispensação de medicamentos. "Na área de saúde bucal realizamos o redimensionamento das equipes de saúde e adquirimos novos equipamentos, a exemplo de consultórios portáteis e materiais odontológicos. Já com relação à farmácia, melhoramos consideravelmente o controle de estoque e acondicionamento adequado dos medicamentos. Além disso, contratamos um farmacêutico para farmácia", explicou Regina Resende.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.