VOLTAR

SESAI e APIB articulam maior participação das organizações indígenas nos debates em torno da política de saúde indígena

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
14 de Mar de 2013

O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (13) com representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Na ocasião, as lideranças indígenas propuseram ao secretário uma maior integração na agenda de trabalho entre entidades do controle social, como os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e o Fórum de Presidentes do Condisi, e as demais organizações que tratam da política indigenista no Brasil. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em Brasília (DF).

Durante a reunião, o secretário Antônio Alves lembrou que desde a criação da SESAI, há pouco mais de dois anos, sempre houve espaço para debates e participação das lideranças indígenas na formulação de políticas para melhoria da saúde. "Reconhecemos a luta de todas as organizações indígenas para a ampliação do atendimento às comunidades. Mesmo tendo o Condisi como entidade legítima do Sistema Único de Saúde (SUS), as outras organizações devem sempre estar unidas para discussões e fiscalização da execução da política de saúde", afirmou Antônio Alves, ressaltando, porém, que esta articulação deve ser pactuada entre o Fórum de Presidentes do Condisi, a APIB e as demais organizações indígenas.

A participação de representantes das entidades que integram a APIB nas etapas distritais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena foi outra proposta feita pelo secretário. De acordo com ele, a realização das etapas locais e distritais exigirá um forte engajamento por parte das organizações que militam pela causa indígena. "Será muito bom se representantes destas organizações puderem participar das etapas distritais da Conferência em outras regiões que não a de origem. Será uma forma de permitir que conheçam outras realidades, bem como contribuir com a discussão sobre a condução das políticas de saúde", avaliou.

Parceria

Segundo o coordenador geral da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia), Marcos Apurinã, a reunião serviu para que as lideranças de várias regiões do país pudessem obter informações sobre as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e propor a construção de uma agenda de diálogo permanente com a SESAI.

"Sabemos que avanços foram feitos pela SESAI e reconhecemos o trabalho que vem sendo executado pelos Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (DSEI). Mas sabemos que tem que se avançar ainda mais, por isso estamos aqui propondo mais participação e diálogo junto às instâncias de controle social", afirmou o coordenador da COIAB.

Estiveram também presentes no encontro a assessora para o Controle Social da SESAI, Bianca Moura, e representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); da Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal e Região (ARPIPAN); da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL); e da Grande Assembleia do povo Guarani (ATY GUASSÚ).

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.