VOLTAR

SESAI de MS promove Capacitação em Saúde da Mulher Indígena

Dourados News - http://www.douradosnews.com.br
23 de Nov de 2010

Funasa MS

Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) através do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) promove a partir de amanhã (23), no auditório do Hotel Internacional em Campo Grande a 2ª Capacitação em Saúde da Mulher Indígena, que estabelece como prioridade na rotina de serviço, prestar atendimento materno-infantil.

Os instrutores são médicos ginecologistas obstetras de Campo Grande, especialistas em gravidez de risco e doenças sexuais/infecto contagiosas e o público alvo são os médicos e enfermeiros das 33 Equipes Multidisciplinares que atendem as 75 aldeias de Mato Grosso do Sul.

Participarão do evento 30 profissionais de saúde que atuarão em cada região como multiplicadores de informações.

Os médicos palestrantes são Maria Auxiliadora Budib (Pré-Natal), Márcia Dal Fabbro (HIV, Sífilis, HTLV e Toxoplasmose), Wilson Ayach (Distúrbios Hipertensivos, Eclampsia e Infecção no Trato Urinário), Maristela Vargas Peixoto (Câncer do colo uterino) e Paulo Suburo Ito (Avaliação Puerperal). Participam também das palestras os enfermeiros da SESAI/DSEI-MS Newton Figueiredo e Cristina Lima Galles, a psicóloga Fabiane Vick e a enfermeira Hilda Guimarãoes da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo Cristina Lima Galles, Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher Indígena e Imunização (PAISMI) e organizadora da capacitação, "A mulher indígena exerce um papel fundamental na família, principalmente na criação e educação dos filhos. A partir desta importância é preciso que os profissionais de saúde trabalhem na prevenção e promoção da saúde desta mulher em todas as etapas de sua vida (adolescência, maturidade e climatério), principalmente durante a gestação e na prevenção do câncer de colo uterino", destacou Cristina Galles.

O Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena da SESAI em Mato Grosso do Sul, Nelson Olazar destacou que, "Em supervisões técnicas realizadas pelo DSEI/MS, foi observado que as consultas de pré-natal, coletas de preventivo, atendimento às puérperas, orientações sobre o aleitamento materno e planejamento, tem melhorado a qualidade do atendimento e o interesse da comunidade em fazer os exames necessários, daí nossa preocupação em promover capacitações", ressaltou Nelson Olazar.

O evento terá duração de três dias, prosseguindo até 26 (sexta-feira).

http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=24753&anoMat=2010

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.