VOLTAR

Servidores denunciam alcoolismo na Casai

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Cyneida Correia
08 de Jul de 2010

Funcionários da Casai (Casa de Saúde Indígena), que preferiram não se identificar por medo de represálias, denunciaram que mudanças foram feitas na unidade, que passou a funcionar de forma precária na região de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.

"Até o café da manhã e a merenda para os funcionários foram cortados. Temos somente jantar para quem trabalha à noite no plantão. Também temos problemas com o transporte que atrasa e prejudica a troca do plantão", disse um dos denunciantes.

Além dos problemas internos, os funcionários reclamam dos índios que ficam na casa. Segundo eles, alguns deles levam bebida para o local. "Os índios bebem cachaça que compram na cidade e ficam alterados, agredindo os guardas com palavras de baixo calão, isso quando não agridem fisicamente, inclusive suas mulheres", relatou.

"Algumas mulheres que vêm para acompanhar seus parentes, às vezes quando ficam bêbadas, fazem do prédio um motel e ninguém faz nada. Não existe fiscalização e não sabemos até quando o governo vai nos deixar sem condições de trabalho", complementou.

Marcos Freitas, do Sindicato dos Trabalhadores de Área Indígena, disse que não tem servidores da Casai como filiados ao sindicato, mas que vai averiguar a informação. "Não temos conhecimento da situação. No entanto, vamos averiguar a informação e ver o que está ocorrendo", disse.

FUNASA - assessoria de comunicação da Coordenação Regional da Funasa em Roraima (Core/RR) informou, por meio de nota, que ao tomar conhecimento da denúncia, na tarde de ontem, a coordenação iniciou a formação de uma comissão para analisar os problemas apontados. Se detectada a veracidade, vai se reunir com os responsáveis dos setores e os servidores para solucionar os problemas o mais breve possível.

A coordenação informou ainda que periodicamente realiza reuniões com os chefes de setores, quando todos têm a liberdade de falar de problemas e apontar soluções que são recebidas e encaminhadas para resolução.

CASA DO ÍNDIO - Distribuída em uma área construída de 4.820 m², a Casai/RR é mantida pela Funasa, sob a Coordenação Regional, e considerada referência nacional no atendimento à saúde da população indígena.

Atualmente atende por mês, em média, 350 indígenas de várias etnias dos estados de Roraima do Amazonas, além das fronteiras da Guiana e da Venezuela, tais como Macuxi, Sanauna, Xiriana, Xirixana, Wai-Wai, Sapará, Taurepang, Wapixana, Ingaricó, Maiogong, Patamona e Yanomami, dentre outras.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=90019

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.