VOLTAR

Servidores de escola indígena dizem que material entregue é insuficiente

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
07 de Mar de 2012

Funcionários da escola estadual Indígena Wai-Wai, localizada no Município de Caroebe, sul do Estado, reclamam da insuficiência de material escolar para atender os 120 alunos matriculados nas séries de ensino fundamental e médio. A lista de material escolar foi baseada no Censo Escolar 2011, que contava com 98 alunos. Mesmo assim, a quantidade de material não foi suficiente.

Um funcionário da escola procurou a Folha para mostrar a lista que recebeu da Secretaria de Educação Cultura e Desportos (Secd), no dia 29 de fevereiro. Nela consta a descrição de 24 borrachas, 20 canetas de cor azul e 20 de cor preta, dez lápis, uma resma de papel almaço com pauta, 20 pastas com elástico e outros materiais. Na lista não há descrição de caderno.

"Queremos saber por que isso está acontecendo? Isso não é de hoje. Nos anos anteriores também foi assim. Vinte quatro borrachas para 98 alunos são desproporcionais. E os demais alunos, como ficam?", questionou um funcionário. Ele disse que esse material dá somente para 45 dias.

"Certa vez, uma professora sugeriu que colocássemos a borracha em cima da mesa onde todos os alunos tivessem acesso. Isso é um absurdo, ainda mais quando se fala em educação de qualidade e diferenciada. Uma borracha para atender alunos de uma turma de 25 alunos é, no mínimo, absurdo", criticou.

Segundo ele, o material não está sendo entregue na escola. Ele explicou que de Boa Vista até as margens do rio Jatapu são 240 quilômetros. De lá até a escola é necessário ir de voadeira, o que dá uma média de cinco horas. Segundo ele, são os professores que estão arrumando um jeito para levar o material porque não tem diesel para abastecer o caminhão para fazer a distribuição do material.

O funcionário disse que as aulas começam na próxima semana (12). "A nossa preocupação é com o material para os alunos. Os pais cobram os professores, mas eles não têm culpa", disse. Segundo o funcionário, outras escolas também receberam a lista de material e dizem que é insuficiente.

Outra reclamação é em relação à estrutura da escola, que precisa passar por reforma e ampliação. Conforme o funcionário, foi enviado um ofício para a Secretaria de Educação solicitando a reforma e ampliação da escola, mas até agora não foram atendidos.

GOVERNO - A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (Secd) esclareceu que a distribuição de material, fardamento e merenda escolar a qualquer unidade de ensino é baseada nos dados do Censo Escolar - banco de dados vinculado ao Ministério da Educação (MEC), sendo responsabilidade do gestor da unidade informar a matrícula inicial, além da quantidade de novos alunos matriculados.

"Ressaltamos que já estão disponíveis os 98 kits de material e fardamento escolar e serão distribuídos de acordo com cronograma que atenderá as unidades de ensino da região sul do Estado. Já a lista de material encaminhado no dia 29 de fevereiro deste ano foi destinada à secretaria escolar e aos professores, e não para os alunos", informa em nota.

Conforme a assessoria, o kit de material escolar é composto de um caderno capa dura de oito matérias, um pacote de hidrocor, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera, uma borracha, um apontador, seis lápis comuns, canetas azul, vermelha e preta, três cadernos pequenos, um caderno de desenho. Já o kit de fardamento, que atende aos alunos de ensino fundamental, consta um par de tênis, dois pares de meia, uma calça comprida, um calção para Educação Física, duas camisas de manga e uma camiseta regata.

Sobre o combustível, a assessoria informou que o documento que faz a solicitação já foi despachado e devidamente autorizado, aguardando somente a vinda do gestor da unidade escolar para a liberação. "Quanto ao pedido de reforma e ampliação da Escola Estadual Indígena Wai Wai, informamos que a solicitação está contemplada no Plano de Ações Articuladas (PAR) 2012, do Governo Federal com contrapartida do Governo do Estado de Roraima", encerra a nota.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=125509

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.