VOLTAR

Servidores da Funai permanecem retidos por índios no Mato Grosso

Site da Funai
05 de Set de 2003

Cinco servidores da Fundação Nacional do Índio, na Administração Executiva Regional de Tangará da Serra (MT), ainda estão retidos na Estrada Nova Fronteira, dentro da Terra Indigena Utiariti. A Estrada, que corta a TI Utiariti em 60 km, está bloqueada em dois pontos, na ponte do Rio verde e na ponte do Rio Papagaio. Os índios reivindicam a adoção de uma política consistente a longo prazo, para poderem trabalhar a agricultura nas aldeias Paresi, Nambiwkara, Irantxe e Myky. Eles querem adotar a agricultura mecanizada poder entrar no mercado agro-industrial brasileiro.

A manifestação ocorreu no momento em que a Administração Executiva Regional (AER)de Tangará da Serra (MT) não dispunha de recursos financeiros para cobrir as despesas dos deslocamentos dos servidores retidos. "Desde ontem (03) pela manhã, não
conseguimos comunicar com os mesmos, nem via rádio. Estamos aguardando uma equipe da FUNAI-Brasília para intermediar a questão com relação a essa reivindicação das comunidades", Martins Toledo de Melo, informou o administrador substituto da AER/Tangará da Serra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.