VOLTAR

Servidores da Funai participam de curso sobre mudanças climáticas, carbono e REDD+ na Amazônia

Funai - https://www.gov.br
19 de Out de 2023

Publicado em 19/10/2023 18h17 Atualizado em 19/10/2023 18h18

Servidores da unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Rio Branco, no Acre, participaram do curso de formação sobre "Mudanças Climáticas, Carbono e REDD+ na Amazônia Indígena", que ocorreu entre os dias 2 e 6 de outubro na aldeia Morava Nova, Terra Indígena Katukina Kaxinawá, no município de Feijó (AC). O evento contou com a participação de três Estados, sendo eles: Acre, Mato Grosso e Rondônia.

O curso de formação foi organizado e realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) por meio do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI) em parceria com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM). O curso buscou promover o debate acerca dos efeitos das mudanças climáticas percebidos pelas lideranças indígenas, bem como diferenciar a dinâmica de funcionamento do REDD+ Jurisdicional e do Mercado de Carbono Voluntário, apontando riscos e possibilidades sobre essa temática que tem chegado com intensidade nos territórios indígenas e nas instituições do Poder Público.

Para além da compreensão e entendimento sobre a temática abordada, o curso buscou estabelecer a construção de planos de ação por parte dos povos indígenas da Amazônia Brasileira, em prol da Justiça Climática.

"Sabemos que essa temática abordada apresenta uma grande complexidade para os olhos das instituições, assim como para o próprio parente que se encontra em sua comunidade. Estamos aqui como servidores da Funai em busca de nos capacitarmos, para aprender junto a todos e todas que estão presentes, sobre o que é REDD+ e, principalmente, o Mercado de Carbono Voluntário, que tem ocasionado grandes problemas em muitas Terras Indígenas, devido ao processo de violação de direitos constitucionais e originários. Nosso papel institucional é garantir os direitos constitucionais dos povos indígenas também no âmbito desta temática", explicou o coordenador da Funai na região, Junior Manchineri.

Na programação do curso, os indigenistas do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT) Rodorfo Fontes e Thayná Ferraz, também realizaram uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pela Coordenação Regional (CR) Alto Purus no enfrentamento às mudanças climáticas, incluindo atividades de proteção territorial, gestão ambiental e etnodesenvolvimento, bem como sobre a participação da CR nos espaços de governança do Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais (SISA) no Acre.

Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações da Coordenação Regional Alto Purus

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/servidores-da-fun…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.