VOLTAR

Serviço de coleta de lixo chega a duas aldeias de Paranhos

Midiamax - http://www.midiamaxnews.com.br/
25 de Jul de 2009

A Gazeta News/JP

A Prefeitura de Paranhos irá realizar coleta semanal do lixo doméstico em pelo menos duas aldeias indígenas do município. A informação é do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB).

Segundo o prefeito o plano piloto será lançado nos próximos dias na Aldeia Pirajuí, a reserva indígena mais populosa do município com cerca de 2,8 mil índios, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), que está situada a cerca de 25 quilômetros da sede do município e caso o projeto alcance o objetivo almejado, a coleta, que à principio acontecerá duas vezes por semana, será estendida para outra aldeia, a Aldeia Paraguassu, com cerca de 500 habitantes, situada a 45 quilômetros da cidade, em Paranhos.

"Hoje a comunidade indígena consome produtos industrializados como qualquer cidadão morador na cidade e sem um sistema de coleta ou local adequado para depositar o lixo, resíduos como plásticos, latas e garrafas são jogados ao relento, poluindo e contaminando o meio ambiente e colocando em risco inclusive a saúde das famílias", disse Bettoni ao ressaltar que o objetivo de implantar a coleta de lixo nas reservas indígenas do município é amenizar esses problemas.

Segundo o prefeito todo o lixo captado nas reservas indígenas será trazido para a sede do município e destinado a UPL (Usina de Processamento de Lixo) que é tocada e administrada pela própria Prefeitura de Paranhos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.