VOLTAR

Sertanista da Funai e atacado a flechadas por indios em rio no Acre

O Globo, O Pais, p.12
08 de Jun de 2004

Sertanista da Funai é atacado a flechadas por índios em rio no Acre

Jairo BarbosaEspecial para O GLOBO

RIO BRANCO. O sertanista José Carlos Meireles foi atacado por índios no domingo. Ele levou uma flechada no maxilar quando pescava numa aldeia do Alto Envira, região do município acreano de Feijó, a 480 quilômetros de Rio Branco. O sertanista, que mora há 18 anos na região com a família, foi levado pela Força Aérea Brasileira para Rio Branco, onde recebeu assistência médica. Ele não corre risco de vida.

Meireles foi atacado quando navegava numa canoa pelo Rio Envira, próximo ao igarapé Xinane, por volta das 6h de domingo. Das cinco flechas disparadas contra ele, uma atingiu o maxilar e atravessou seu pescoço.

Helicóptero e avião foram mandados ao local

Mesmo atingido, ele voltou à base da Funai e foi socorrido por um funcionário que comunicou o incidente por rádio. Um helicóptero e um avião da FAB foram enviados ao local para socorrer o sertanista.

Meireles é conhecido internacionalmente por sua luta em defesa dos povos indígenas. Na região do Alto Envira há tribos que ainda não tiveram contato com os brancos. Lá, a Funai mantém uma base avançada de proteção aos índios, coordenada pelo sertanista. Meirelles já foi premiado diversas vezes. O último prêmio foi concedido pelo governo do Acre.

O Globo, 08/06/2004, p.12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.