VOLTAR

Serra Dourada

O ECO - www.oeco.com.br
18 de Jun de 2010

No dia 5 de junho de 2003 o governo de Goiás publicou o decreto de criação do Parque Estadual Serra Dourada. Situado no platô de mesmo nome, entre os municípios de Mossâmedes, Goiás Velho e Buriti de Goiás, a unidade tem 30 mil hectares e foi criada para preservar o pouco de Cerrado que ainda existe na região.

Um passeio pelo parque, que abriga vários tipos de formações vegetais, pode levar várias horas. No pé da serra, a vegetação que se sobressai é a floresta de galerias, que margeiam um curso d´água, local de solo rico em matéria orgânica e de ocorrência de várias espécies de animais.

À medida que subimos a Serra, a vegetação se modifica. O segundo cenário avistado é o Cerradão, caracterizado por árvores de até sete metros de altura, com troncos menos tortuosos, como o pequizeiro, fruto típico da região, muito apreciado na culinária local. Ao longo do percurso, o Cerradão vai se rareando, dando espaço para as espécies do chamado Cerrado estricto sensu.

Solo arenoso, vegetação rasteira, muitos arbustos e afloramentos de rochas formam o campo sujo e preparam a próxima formação, o Cerrado rupestre, tipo de vegetação que se desenvolve acima de 900 metros de altura. Ali, a ação da chuva e do vento deu o formato às rochas, que parecem colocadas umas sobre as outras.

A mais de mil metros de altura, já no final do passeio, têm-se um belíssimo vale de areia, com rochas de variadas tonalidades. Além da beleza natural, o vale é conhecido por fornecer matéria-prima para artista locais, que usam essas rochas coloridas trituradas para o artesanato.

http://www.oeco.com.br/fotografia/24080-serra-dourada

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.