VOLTAR

Serra dos Órgãos realiza monitoramento climático

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
09 de Out de 2012

As mudanças climáticas que afligem todo o planeta são consideradas uma grande ameaça à conservação de espécies e ecossistemas. Os ecossistemas de montanha, particularmente os campos de altitude, ricos em endemismos, estão ameaçados pelo aquecimento global, com previsão de ocupação deste ambientes campestres por formações florestais. Para monitorar a extensão e os impactos das mudanças climáticas em uma escala local, a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos iniciou um programa de pesquisa e monitoramento climático.

Com apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos da América, parceiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a equipe do parque está instalando sensores de temperatura ao longo do gradiente altitudinal e nos campos de altitude. A primeira expedição foi realizada entre 17 e 21 de setembro, quando um grupo formado por técnicos e monitores da unidade de conservação e um pesquisador do US Forest Service vistoriou os campos de altitude. Nesta expedição, foram instalados 20 sensores de temperatura que vão monitorar o microclima dos ambientes de campos de altitude como vales, topos de morro e matas nebulares. Outros 20 sensores serão instalados até o próximo mês e funcionarão por um ano e meio armazenando dados de temperatura do ar.

"A primeira etapa do programa é a caracterização dos microclimas atuais, bem como uma melhor caracterização dos campos de altitude do parque. Em seguida, pretendemos acompanhar a evolução dos campos frente às mudanças climáticas. Estamos buscando outros parceiros para fortalecer e ampliar o projeto", explica Cecília Cronemberger, coordenadora de pesquisa e monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3379-serra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.