VOLTAR

Serra dos Órgãos bate recorde de visitação em 2012

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
30 de Jan de 2013

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e localizado no Estado do Rio de Janeiro, bateu novo recorde de visitação em 2012, recebendo mais de 137 mil visitantes. Esse número é 4% maior do que o recorde anterior, registrado em 2010, e cerca de 40% maior do que o registrado em 2011. Foram 107.771 pagantes e 30.191 visitantes isentos, entre pesquisadores, grupos escolares, idosos e crianças.

Em reconhecimento aos excelentes atrativos e serviços oferecidos, o parque recebeu também em 2012 o selo "Recomendado pelo TripAdvisor", que hoje é a maior comunidade virtual de viajantes do mundo. O Parque da Serra dos Órgãos, além de ser o 2o melhor atrativo listado pelo site na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, também abriga o primeiro e o quinto melhor atrativo, a Pedra do Sino e o Dedo de Deus respectivamente.

Todos estes fatores ajudam a consolidar o parque como um dos melhores destinos do turismo de natureza no Brasil. Este reconhecimento se deve a incomparável beleza da paisagem, a diversidade de opções para os visitantes, como as belíssimas cachoeiras, poços e piscinas naturais, trilhas de diversos níveis de dificuldade, centros de visitantes, camping, abrigos de montanha e ao bom atendimento prestado aos visitantes.

O parque

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de caminhos de diferentes níveis de dificuldade, entre os quais destacam-se a Agulha do Diabo, escolhida como uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo, e o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país.

A unidade de conservação foi criada para proteger a paisagem e a biodiversidade da Serra do Mar, na região Serrana do Rio de Janeiro. O parque possui 20.024 hectares, localizados nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

É o terceiro mais antigo parque do Brasil e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção.

Para saber mais sobre o parque, clique aqui (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/guia-do-visitante.html).

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3652-ser…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.