VOLTAR

Serra da Macaca em São Miguel Arcanjo é inaugurada após obra

G1 - http://g1.globo.com/
23 de Nov de 2015

Estrada tem pavimentação ecológica; investimento foi de R$ 54,7 milhões.
Trecho de 33 quilômetros estava interditado desde janeiro de 2014.

Um trecho da Rodovia Nequinho Fogaça (SP-139), ou Serra da Macaca, em São Miguel Arcanjo (SP) foi inaugurado neste domingo (22) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A via recebeu obra para pavimentação ecológica e estava interditada deste janeiro de 2014; as obras começaram em outubro de 2013. Os trabalhos custaram R$ 54,7 milhões, diz o governo estadual.

Ainda segundo o governo do estado, foram 33 quilômetros de pavimentação, até Sete Barras (SP), sendo maior obra do tipo já realizada no país. A pavimentação ecológica consiste na aplicação de bloquetes intertravados que permitem maior escoamento de água, não conservam calor e são de fácil manutenção.

Para evitar que animais atravessem a pista, foram colocados acessos entre as árvores e embaixo da via. Além disso, o ruído gerado pelo atrito entre os pneus e os bloquetes contribui para afugentar os animais.

De acordo com Alckmin, o calçamento é composto por 10 milhões de peças. "Vai fortalecer o turismo na região, as pessoas conheceram a beleza do Rio Taquaral, a água limpa, a mata nativa, preservada. Será um grande 'case' de ecoturismo. Também uma rodovia de segurança, as pessoas podem fazer a pé, de bicicleta, motocicleta, de carro", ressalta.

Implantação de radares

Segundo o governo de SP, o DER planeja a implantação de câmeras de monitoramento e radares. O limite máximo de velocidade será de 40 km/h, reduzido para 30 km/h no trecho de serra e para 20 km/h nas curvas acentuadas.

O tráfego de caminhões e cargas perigosas foi restrito, e o limite de peso é de nove toneladas. Essas medidas permitirão também coibir a extração ilegal de palmito nas dependências do parque, pois os dados do veículo serão coletados e sua permanência, controlada.

Ainda de acordo com o órgão, o acesso de veículos ao parque será monitorado. Fichas de controle de acesso serão preenchidas e entregues aos motoristas nas portarias de acesso à área, com devolução na saída. Com isso, o tempo de permanência no parque será controlado, o que permitirá monitoramento tanto por parte da administração, quanto do DER.

Proteção ambiental

Como o trecho da via corta o Parque Carlos Botelho, de proteção ambiental, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) precisou de licenças da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cestesb). Segundo o governo estadual, diversos programas ambientais foram aplicados durante a execução, como controle de supressão de vegetação, resgate de fauna e flora e programa de educação ambiental.

O Parque Estadual Carlos Botelho é administrado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Situado na Serra de Paranapiacaba, região sudeste do Estado, o Parque ocupa uma área de 37 mil hectares, passando pelos municípios de Capão Bonito (SP), São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí (SP).

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/11/serra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.