VOLTAR

Sergipe e Alagoas fazem intercâmbio para oferecer serviços de Saúde aos índios Xocós

CinForm Online
20 de Abr de 2007

Sergipe e Alagoas dividem as responsabilidades em relação aos índios Xocós

A coordenadoria estadual do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta quinta-feira, 19, Dia do Índio, a visita da enfermeira Orleans Jenseun, integrante da equipe multidisciplinar da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Distrito Especial Sanitário Indígena Alagoas-Sergipe. Responsável por cuidar da comunidade dos índios Xocós da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, ela veio retribuir a visita que a coordenadoria fez àquela aldeia no último dia 17.

"Minha vinda até aqui foi para diminuir os espaços entre a Aldeia e o Estado de Sergipe", explicou Orleans Jenseun, que conheceu a coordenadoria de DST/AIDS, a Vigilância Epidemiológica e a Gerência de Imunizações.

Segundo o coordenador do Programa DST/AIDS, Almir Santana, o trabalho educativo realizado pelo Estado na aldeia indígena faz parte das ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis junto aos índios sergipanos. A equipe da SES exibiu um vídeo, realizou uma oficina de sexo seguro com dinâmicas de grupo, apresentou técnicas para o uso de camisinhas masculinas e femininas, e sorteou brindes.

Sergipe e Alagoas dividem as responsabilidades em relação aos índios Xocós. Ao primeiro Estado, cabem os cuidados com a Educação e, ao segundo, com a Saúde. As ações básicas de saúde são oferecidas por Alagoas devido à proximidade e facilidade de acesso entre a Ilha e a cidade alagoana de Pão de Açúcar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.