VOLTAR

Senadores defendem titulação das terras

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
08 de Set de 2003

Jucá e Botelho reivindicam titulação definitiva das terras do Estado

Os senadores Romero Jucá (PMDB) e Augusto Botelho (PDT) voltaram a defender, sexta-feira passada, no plenário do Senado, a titulação definitiva das terras da União em nome do Estado de Roraima.

Ele elogiou a decisão do governo Lula de criar um grupo interministerial de trabalho para dentro de 90 dias decidir sobre a titulação definitiva das terras do Estado. Jucá defende a demarcação das terras indígenas, o registro dos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e das terras destinadas à proteção ambiental, assim como as áreas a serem utilizadas com projetos agropecuários.

O senador disse que Roraima não tem uma base territorial até hoje. Alegou que a indefinição da situação fundiária do Estado tem gerado insegurança e afastado os empresários interessados em implantar empreendimentos que gerem emprego e renda para a população.

Disse que está comprovado que projetos desse tipo precisam de investimento intensivo de capital e tecnologia. E isso, segundo ele, só será possível se os empresários tiverem segurança de que estão atuando em terras que não serão desapropriadas futuramente.

Já o senador Augusto Botelho afirmou que a titulação das terras tem sido uma reivindicação antiga de toda a bancada de Roraima. Disse que os parlamentares roraimenses não são contrários à demarcação de terras indígenas. No entanto, querem que sejam respeitados os direitos das mil famílias que foram despejadas dessas terras, sem terem recebido qualquer compensação até hoje.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.