VOLTAR

Senadora prestigia a abertura da 1ª Conferência dos Povos Indígenas

Diário da Amazônia-Porto Velho-RO
12 de Abr de 2006

Com a presença de cerca de 230 etnias vindas das cinco regiões do país, totalizando cerca de 800 representantes indígenas, foi aberta ontem, 12 de abril, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas.
A Senadora Fátima Cleide, ao prestigiar a Conferência, lembrou a importância deste diálogo entre os povos nativos do Brasil e o Estado brasileiro, promovido pelo Governo do Presidente Lula conforme previsto em seu programa de governo.
A Senadora reafirmou, ainda, que "a realização desta Conferência, convocada pelo Presidente Lula, após a constituição da Comissão Nacional de Política Indigenista é um grande e importante passo para a construção dos consensos necessários à implementação de uma política indigenista pelo governo federal."
A Conferência Nacional foi antecedida de conferências regionais promovidas pela Funai no ano passado em nove cidades: Maceió (AL); Florianópolis (SC); Dourados (MS); Pirenópolis (GO); Cuiabá (MT); Manaus (AM); Porto Velho (RO); São Vicente (SP) e Belém (PA), onde foram discutidos temas como autonomia política, educação, saúde, gestão territorial, criação do Conselho Nacional de Políticas Indígenas, entre outros.

A Senadora Fátima Cleide aproveitou para cumprimentar as lideranças indígenas de Rondônia, entre elas Almir Suruí, Itabira Suruí, Neide e Antenor Karitiana, Piu Cinta-Larga e Marcos Apurinã, além da delegação indígena do sul do Amazonas, dos povos Mura e Parintin,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.