VOLTAR

Senador propõe plebiscito sobre novo Estado no Pará

FSP, Brasil, p. A8
09 de Jul de 2007

Senador propõe plebiscito sobre novo Estado no Pará

Da Agência da Folha

Projeto do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do Conselho de Ética, propõe um plebiscito sobre a instalação de um novo Estado no país -o de Carajás, no sul do Pará. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Carajás teria 38 municípios em uma área equivalente à do Rio Grande do Sul e ficaria com a reserva mineral da serra do Carajás e a represa de Tucuruí. O novo Estado teria 1,4 milhão de habitantes e a capital seria Marabá (568 km de Belém).

O senador argumenta que a divisão facilitaria a proximidade entre governantes e população, que, segundo ele, é inviável devido à vasta extensão territorial do Pará.

O governo do Pará é contrário à divisão, mas não se opõe à realização de plebiscitos, segundo a assessoria da governadora Ana Júlia Carepa (PT). A consulta popular seria feita só nos municípios que fariam parte do novo Estado. O projeto vai para o plenário do Senado -se aprovado, terá de passar pela Câmara e pela sanção presidencial.
(FELIPE BÄCHTOLD)

FSP, 09/07/2007, Brasil, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.