VOLTAR

Senador Donizeti Nogueira recebe Marcos Terena e define agenda do legado dos Jogos Mundiais Indígenas

Surgiu - www.surgiu.com.br
17 de Fev de 2016

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) recebeu, nesta quarta-feira, 17, a visita do presidente do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena, para tratar da audiência pública que será realizada no Senado Federal para discutir o legado dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizados em Palmas em outubro do ano passado, e também sobre a sessão solene em homenagem à história dos Jogos Indígenas no Brasil.

Na pauta da audiência pública solicitada pelo senador Donizeti e subscrita pelos senadores Telmário Mota (PDT-RR), Regina Sousa (PT-PI) e Ângela Portela (PT-RR), prevista para o dia 4 de abril, está a discussão de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, esportes, cultura, com convites para os respectivos ministérios envolvidos e representantes das comunidades indígenas. Para o senador, além da autoestima destacada por Terena, os Jogos Mundiais foram muito importantes na medida que trouxeram para pauta a agenda indígena, que precisa ser debatida para apontar o que é preciso ser feito de forma integrada entre os governos municipais, estaduais e Federal.

Donizeti Nogueira frisou a importância dos dois eventos: a audiência de trabalho para discutir políticas públicas e a sessão comemorativa para enaltecer a importância dos Jogos. Durante a reunião ficou acordada também uma audiência com o ministro George Hilton, do Esporte, para definir ações concretas de legados dos Jogos, como a construção de vilas olímpicas e quadras esportivas nas aldeias, além da realização dos próximos jogos brasileiros e a participação do Brasil nos Jogos Mundiais de 2017, no Canadá.

A realização da sessão comemorativa deverá acontecer no dia 18 de abril, como parte das comemorações do Dia do Índio, comemorado no dia 19 em todo o país com agendas em diversas aldeias.

http://surgiu.com.br/noticia/232060/senador-donizeti-nogueira-recebe-ma…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.