VOLTAR

Senado apura invasão aérea da Venezuela em aldeias

Agência Amazonia
25 de Set de 2007

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu a convocação do comandante militar da Amazônia, general Raimundo Nonato de Cerqueira Filho, para prestar informações à Comissão de Relações Exteriores a respeito da invasão do território brasileiro por parte das Forças Armadas da Venezuela.

Na semana passada, a jornalista Memélia Moreira noticiou o fato na Agência Amazônia . Segundo a informação, baseada em denúncias dos índios Ianomami, no dia oito, helicópteros e outras aeronaves do Exército da Venezuela sobrevoaram ilegalmente uma aldeia indígena em Roraima, chegando a pousar. Os índios envaram carta às autoridades brasileiras, denunciando a situação.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Heráclito Fortes (DEM-PI) aprovou a solicitação de Mozarildo e propôs a criação de uma comissão de três senadores, para, em caráter emergencial, se reunir com o ministro da Defesa Nelson Jobim, a fim de tratar da denúncia. Mozarildo deve coordenar a reunião com o ministro.

Índios Ianomami manifestaram sua preocupação, por acreditarem que os militares do país vizinho estão apoiando garimpo dentro da area indígena.

A violação do espaço aéreo, seguido do pouso do helicóptero das Forças Armadas da Venezuela ocorreu na Aldeia de Xitei e foi presenciada por representantes do Ministério Público Federal e da Diocese de Roraima que estavam em visita aos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.