VOLTAR

Seminário sobre Propriedade Intelectual

Site da Funai
30 de Abr de 2002

Para atender uma reivindicação antiga de pajés e conhecedores da medicina tradicional, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, com o apoio da Funai, organizará no próximo mês de maio, três seminários itinerantes para discutir a proteção dos conhecimentos tradicionais. O "Seminário Itinerante sobre Proteção dos Conhecimentos Tradicionais: Conceitos e Mecanismos" começará no Rio de Janeiro, no auditório do INT, no próximo dia 9. Em seguida, no dia 13, será realizado em Salvador, no auditório do Sebrae. Para finalizar, será em Belo Horizonte, no dia 15 de maio.

Nos três locais o Seminário começará no mesmo horário, às 9h, e terá programação idêntica. Como temas, os seminários itinerantes abordarão: Conceitos sobre Conhecimentos Tradicionais, Conhecimento Tradicional: uso como Estado da Técnica, Acesso e Utilização do Conhecimento Tradicional, Conhecimentos Tradicionais: Contratos e Repartições de benefícios e Modelos de Proteção do Conhecimento Tradicionais.

O palestrante do evento é Nuno Pires Carvalho, do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento, Direito da Propriedade Intelectual e Organização Mundial de Propriedade. Para avaliar os trabalhos, a organização convidou o advogado indígena Paulo Pankararu, no Rio de Janeiro; a professora da Universidade Estadual da Bahia, Narcimária Corrêa do Patrocínio Luz e Ailton Krenak, coordenador do Núcleo de Cultura indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.