VOLTAR

Seminário PNGATI pauta a retomada da política nacional de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas em Brasília

APIB - https://apiboficial.org/2023/04/03
03 de Abr de 2023

O evento é organizado Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e marca o retorno da política PNGATI

Diversas organizações indígenas e indigenistas irão se reunir no Seminário PNGATI, que ocorre do dia 3 a 6 de abril no Centro Cultural Missionário em Brasília, no Distrito Federal. O seminário tem como principal tema a retomada da política nacional de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas.

Organizado pela pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações regionais de base em conjunto com mais de oito organizações como o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto Iepé, no seminário os participantes irão discutir ferramentas de implementação e controle da PNGATI e mecanismos de financiamento, além de participar de plenárias e grupos de trabalho onde será elaborado um documento com propostas para o próximo ano da política.

No abertura do evento, Dinamam Tuxá, coordenador executivo da APIB e um dos painelistas, falou sobre a importância do seminário: "Este momento é muito importante para os povos indígenas, pois marca o retorno do debate sobre gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas longe do desgoverno Bolsonaro. Estamos unindo forças para combater tudo o que foi negligenciado pelo Estado Brasileiro nos últimos quatro anos e construir o futuro indígena a partir da demarcação dos territórios e da garantia dos direitos ancestrais", afirmou ele. Assim como Dinamam, Kleber Karipuna e Val Terena, também coordenadores executivos da Articulação, participarão do evento.

O Seminário PNGATI conta com a presença de lideranças indígenas de todas as regiões e representantes do executivo e do legislativo federal como as ministras Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de Joênia Wapichana, presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Weibe Tapeba, à frente da Secretaria de Saúde Indígena e a deputada Célia Xakriabá.

A PNGATI é uma política pública vinculada à Funai e criada por decreto presidencial em 2012. Ela é a primeira política indigenista construída de modo participativo e representa um avanço na gestão autônoma e sustentável dos territórios indígenas no Brasil.

A APIB irá transmitir parte da programação do seminário em seu canal no YouTube e no Facebook. Confira:

Dia 04 de abril

Painel II - PNGATI Olhando para o futuro: eixos e propostas

Hora: 09h - 10h

Dia 05 de abril

Painel III - Instâncias e instrumento de democracia participativo e participação social para implementação e controle social da PNGATI

Hora: 09h - 10h

Dia 06 de abril

Painel IV - Mecanismos de financiamento da PNGATI

Hora: 09h - 10h

Encerramento

Hora: 14h - 16h
Últimas publicações

Seminário PNGATI pauta a retomada da política nacional de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas em Brasília 3 de abril de 2023
Alerta Congresso: Medida Provisória que privatiza florestas e da licença para poluir é aprovada 31 de março de 2023
PLs do terrorismo podem estimular a criminalização do movimento indígena no Brasil, aponta APIB em dossiê 30 de março de 2023
Apib e Apoinme denunciam guerra contra o Povo Pataxó na Comissão Interamericana de Direitos Humanos 30 de março de 2023
Despejos nas retomadas no extremo sul da Bahia são anulados pelo STF 28 de março de 2023

https://apiboficial.org/2023/04/03/seminario-pngati-pauta-a-retomada-da…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.