VOLTAR

Seminário discute resistência das comunidades quilombola e indígena em Palmeira dos Índios

Alagoas em Tempo Real - www.alemtemporeal.com.br
24 de Set de 2008

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Campus Arapiraca - Pólo Palmeira dos Índios, está com inscrições abertas até 26 de setembro para o Seminário Índios e Negros em Palmeira: Exclusão e Resistência. O evento será realizado entre os dias 27 e 30 de setembro no auditório do CEFET de Palmeira dos Índios e terá como eixo principal de discussão: direitos humanos e cultura das comunidades indígena e quilombola da região.

Estão envolvidos no projeto, a Faculdade de Serviço Social da Ufal, a Pró-reitoria de Extensão, a Universidade Estadual da Bahia - UNEB, o CEFET, o Ministério Público Federal, a Comunidade Xucuru-Kariri da Aldeia Monte Alegre e a Comunidade Quilombola Tabacaria. Os coordenadores do evento são os professores Parmênides Justino Pereira e Maria Ester Ferreira da Silva, ambos pertencentes ao Pólo Palmeira da Ufal.

O evento trará ao Estado, o antropólogo e professor da UNEB, José Augusto Laranjeiras Sampaio, que irá debater assuntos referentes às temáticas indígenas e quilombolas, principalmente sobre a questão da Resistência Étnico-Social, auxiliado por professores e alunos da Ufal integrantes de projetos de pesquisa e extensão sobre o assunto.

O seminário é direcionado a estudantes e profissionais das Ciências Humanas, além de lideranças, autoridades e comunidade local. Na programação do evento estão previstas aulas de campo nas comunidades Monte Alegre e Tabacaria, além de um colóquio sobre a resistência indígena e afirmação étnica que ocorrerá no auditório do CEFET.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.