VOLTAR

Seminário discute oportunidades em ecoturismo e criação de RPPNs

Midianews-Cuiabá-MT
14 de Mar de 2002

Valorizar as paisagens amazônicas e assegurar sua conservação para as gerações futuras. Este é o desafio que será discutido no Seminário de Oportunidades em Ecoturismo e Criação de RPPNs em Alta Floresta, no próximo 17, promovido pelo Instituto Centro de Vida - ICV e a Fundação Ecológica Cristalino, com apoio e parceria da Conservation International - CI.
O objetivo do seminário é apresentar aos proprietários rurais da região, que possuem áreas de floresta, alternativas de geração de renda que não comprometam o meio ambiente e os recursos naturais a longo prazo. Uma dessas alternativas é o turismo ecológico, viabilizado pela criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
As RPPNs são áreas de conservação da natureza em terras privadas. Entre outros benefícios, o proprietário rural que cria uma RPPN obtém a isenção do Imposto sobre Propriedade Rural (ITR), e uma prioridade na análise de concessão de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do crédito agrícola.
Entre as autoridades confirmadas no evento estão o Gerente Executivo do IBAMA de Mato Grosso, Leôncio Pinheiro ; o Diretor da CI para a Amazônia, José Maria da Silva ; a Especialista em Ecoturismo do Proecotur, Lucila Egydio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.