VOLTAR

Seminário discute gestão hídrica na bacia do Tocantins

Agência Câmara - www2.camara.gov.br
27 de Jun de 2008

O 2o Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins prossegue hoje com debates sobre potencial hidrelétrico, gestão de recursos hídricos, criação do comitê da bacia e mecanismos para a solução de conflitos. O evento, iniciado ontem, reúne representantes de ministérios, empresas e organizações não-governamentais. O objetivo geral dos debates é identificar alternativas que possam compatibilizar a conservação ambiental, a inclusão social, a segurança energética e o crescimento econômico das atividades desenvolvidas na região da bacia.

O seminário é promovido pelas organizações não-governamentais Ecodata e WWF-Brasil e pelo Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos para Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins (Conágua Alto-Tocantins). O seminário também conta com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Legislação Participativa; e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins abrange 87 municípios de Goiás e do Tocantins e o norte do Distrito Federal. A região abriga áreas quilombolas, como a dos Kalunga; dos índios Avá-Canoeiro, a Chapada dos Veadeiros e o reservatório da Usina de Serra da Mesa.

O primeiro painel de hoje está marcado para as 9 horas. O encerramento está previsto para as 17h30, quando será lançado o livro "Metodologia Participativa de Capacitação em Agroextrativismo no Cerrado" . Os debates ocorrem no auditório Nereu Ramos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.