VOLTAR

Seminário debate usina de Belo Monte e geração de energia

O Liberal-Belém-PA
09 de Mai de 2002

A instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte pela Eletronorte, em área que envolve terras - e uma área indígena - dos municípios paraenses de Vitória do Xingu e Altamira, na região da Transamazônica, estará sendo debatida hoje em Belém lado a lado de propostas alternativas de geração de energia limpa ou renovável como os painéis solares e o gás natural. O painel integra o segundo dia de palestras do seminário internacional "Energia e Meio Ambiente", realizado desde ontem, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (rua Enéas Pinheiro, 2.626 - Marco).

O seminário é uma programação conjunta da Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Missouri (EUA). Cerca de 270 pessoas participam do encontro, que se propõe a discutir fontes alternativas de energia na Amazônia, os desafios da geração de energia com preservação do meio ambiente e as estratégias para melhoria da eficiência energética na indústria.

O evento, que também faz um raio-x da pesquisa e do investimento no setor energético no País, foi aberto na noite de ontem com palestra de Marcos Ximenes Pontes, do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea) da UFPA.

Hoje, o seminário enfocará seus debates a temas ligados à geração de energia e preservação do meio ambiente e à gestão energética nos setores produtivos. A partir das 8h30, João Tavares Pinto, pesquisador da UFPA, falará sobre energias renováveis e limpas. Já Johnny Ortiz, peruano ligado ao Latin American Research Center, abordará a relação entre energia e meio ambiente. Às 10h30, a pesquisadora Brígida Ramati, também da UFPA, faz palestra sobre o conceito de biomassa e a produção de energia fotoelétrica na Amazônia. Em seguida, Silvia Frattini Ramos, coordenadora da área de inserção regional da Eletronorte, falará sobre o projeto de instalação da hidrelétrica de Belo Monte.

À tarde, o uso de gás natural na geração de eletricidade será abordado pelo professor Rui Bahia, especialista ligado à Universidade da Amazônia (Unama). Financiamentos de companhias de serviços de energia integram o painel da tarde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.