VOLTAR

Seminário Caboclo Índio Marcelino abre com ritual Porancy Tupinambá

Caros Amigos - http://carosamigos.terra.com.br/
27 de Set de 2012

O IV Seminário Internacional de História e Cultura Indígena: Índio Caboclo Marcelino começa nessa quinta (27) com o ritual Porancy Tupinambá, que é uma forma de comunhão coletiva dos índios com a mãe terra. Ainda na programação do dia serão realizadas duas rodas de conversa. A primeira é "História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e o Medo" e a segunda "Roda de Conversa: Reconhecimento étnico, autodeterminação, demarcação territorial e criminalização.

Cobertura

Todo seminário terá cobertura diária por foto, vídeos, rádio e reportagens, produzidos colaborativamente pelos indígenas do povo Tupinambá de Olivença. As reportagens em vídeos serão feitas por Hellen, 17, e Nynhã, 20. Elas vêm participando das oficinas da OCA Digital desde abril. Ambas são moradoras da Aldeia Itapoã, onde o Seminário será realizado amanhã (28).A Aldeia Itapoã foi retomada em 2008. Os indígenas encontraram apenas um lixão e matagal. Atualmente na aldeia vivem mais de 60 famílias, que retiram a sua renda da plantação de mandioca, da produção de farinha e da piaçava.

Welker, 15, morador da Aldeia Piracema, na retomada do Santana e George, 17, morador da Aldeia Mãe em Olivença, serão os fotógrafos desta cobertura. As primeiras áreas na localidade de Santana foram retomadas em julho de 2011. O local era dominado pela monocultura do cacau e hoje os índios plantam milho, abóbora e banana.

Rádio Oca

Jaú, 20 e Jaborandi, 29, moradores de Olivença farão a cobertura pela rádio Oca Tupinambá. Jaborandi também será o coordenador da cobertura. Uma das aldeias mais antigas da região, Olivença é hoje distrito do município de Ilhéus. A primeira vez que apareceu nos livros de história foi em 1559, na Batalha dos Nadadores, quando Mem de Sá exterminou os povos Tupiniquim e Tupinambá da região. Dados como extintos ainda no século XVI, os Tupinambá de Olivença só tiveram seu reconhecido étnico pela Funai/Ministério da Justiça em 2002.

Programação desta quinta:

9h00 /12h00
(Em Santana - nas recentes Retomadas)

Porancy Tupinambá

Roda de Conversa de Abertura (Mesa de Abertura): História, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e o Medo
Com Anciões, Caciques, Lideranças Indígenas, Comunidade Tupinambá, Organizadores do Evento, Entidades, Demais Presentes

14h00 / 17h00
(Em Santana - nas recentes Retomadas)
Roda de Conversa: Reconhecimento étnico, autodeterminação, demarcação territorial e criminalização

*Texto elaborado colaborativamente pela equipe de cobertura

http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/cotidiano/2553-seminari…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.